O ENEM e a sua saúde.
Caros Terceiroanistas (Formandos)
Nos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM, você será cobrado quanto à capacidade de compreensão de textos, interpretação das questões, etc. Tudo isso acaba exigindo de todos muita concentração. Em busca de um bom resultado, o aluno de nosso visceralmente amado C.E. Mariano Procópio precisará de calma, além do vigor, é claro. Para isso deverá estar com mente e corpo bem descansados.
Sendo assim, preparei algumas dicas cruciais para auxiliá-lo em sua organização, preparando-se para as provas da melhor maneira possível.
Planejando-se bem, é possível que você diminua o clima de tensão causado, principalmente, pela própria pressão dos estudos, as cobranças, etc.
É bom lembrar que, apesar das dicas serem mais para os dois dias de prova e os dias que as antecedem, você já pode ir testando desde já!
▪ Evite experimentar “alimentos novos”; eles podem causar, por exemplo, alergias, má digestão, etc. Procure comer apenas o que já está acostumado.
▪ Em relação ao “café da manhã”, uma sugestão é: pão, frutas, cereais e leite; ou seja, nutrientes de qualidade e energia.
▪ Na hora do almoço, dê preferência a saladas, frutas, etc. Mas deve haver a presença de alimentos energéticos e de fácil digestão – pode até comer uma massa, mas não exagere nos molhos. Evite também alimentos ricos em gordura, óleos, azeites, cremes, queijos, etc.
▪ Em relação à “hora H”, uma boa dica é o bom senso. Leve, por exemplo, uma garrafa de meio litro (500 ml) de água mineral (sem gás) e duas ou três “barras de cereais”, o que acaba assegurando uma certa reposição de energia. Mas, atenção: Se você já estiver com a prova em mãos, deixe claro para o “fiscal de prova” o que deseja: beber água, ir ao banheiro, etc, pedindo que ele o auxilie!
Há dicas que, apesar de não ligadas diretamente a sua saúde, valem à pena lembrar:
Conheça bem o local de prova e o trajeto para chegar até lá! Pode, por exemplo, visitar o local uns dias antes. Evite o atraso para não ter a desagradável sensação de encontrar “o portão fechado”.
Se você tiver dúvida quanto ao preenchimento de qualquer papel, não hesite: chame o “fiscal de prova” (ou outro responsável pelo processo) para que ele o ajude.
Em relação a certas “regras para os dias de prova”, o melhor a fazer é visitar o site oficial do ENEM:
http://www.enem.inep.gov.br
http://www.enem.inep.gov.br
Fora isso, é estudar!!! Aliás cabe aqui o alerta: ao se preparar (estudando), procure locais tranquilos, bem iluminados, boas fontes de consulta, como bons livros didáticos, por exemplo.
Se você visitar o blog
ou o recém criado blog
poderá clicar em um link, chamado “Tô Sabendo Mais”; confira-o, vale à pena: tem dicas quentes de várias questões, assuntos divididos por área do conhecimento (“Ciências Humanas”, por exemplo), além dele ter uma versão de programa de TV.
Boa Sorte!
Saudações marxistas e
beijos paulofreireanos …
Prof. Léo.